Afinal de contas, o que é uma Offshore e para o que serve?

O recente vazamento de documentos do caso 'Pandora Papers' revelou que diversas celebridades e líderes políticos do mundo mantinham contas Offshore em paraísos fiscais. O assunto ganhou os holofotes da mídia brasileira ao trazer nomes como Paulo Guedes, ministro da Economia do Brasil, e Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central.


Diante de tantas notícias relacionadas à palavra Offshore, você sabe o que significa, para que serve e quais são os benefícios para o investidor? É preciso entender que Offshore é o nome dado às empresas e contas bancárias abertas em territórios estrangeiros, onde há menor tributação para fins lícitos.


O assessor de investimentos da Monte Bravo, Breno Andrade, explicou que essas empresas Offshore também são chamadas de sociedade extraterritorial ou empresa extraterritorial, construída e constituída em países ou territórios diferentes de onde o proprietário da empresa vive.


Geralmente é criada em países que são chamados de paraísos fiscais, ou seja, locais onde a legislação é mais atrativa em relação a aplicação de capitais estrangeiros, com alíquotas de tributação muito baixas ou nulas.


“Infelizmente, nos últimos anos, nos acostumamos a ver o termo relacionado a práticas ilegais, casos de corrupção, mas esse não é o foco. É uma ferramenta financeira e tributária utilizada por investidores que querem acessar proteger seus investimentos e acessar o mercado global. Hoje, o nosso mercado de ações representa cerca de 1% do total global. Isso é muito pouco. Alguém que queira diversificar e ter acesso a opções mais interessantes precisará olhar para fora do país. Além disso, a offshore se beneficia da otimização tributária desses paraísos fiscais para organizar o planejamento sucessório, podendo gerar uma economia tributária expressiva", disse.


"Tudo precisa ser declarado. O que configura a ilegalidade é a não declaração desses recursos. Para ter este tipo de conta, existem custos mais altos tanto de manutenção quanto de tributação. Em geral, quem busca esta modalidade é o investidor ou profissional, pessoa física que já possui investimentos acima de R$ 10 milhões”, explicou.


Sobre a Monte Bravo


Com mais de 10 anos de atuação no mercado financeiro, a Monte Bravo é uma empresa de assessoria de investimentos que oferece soluções financeiras e patrimoniais, com foco no atendimento personalizado para cada cliente. Com mais de 450 profissionais em diversas cidades do país, a Monte Bravo oferece Planejamento Patrimonial, Wealth Management e soluções financeiras para indivíduos, suas famílias e negócios.



0 comentário