top of page

‘Buriti do Bem’ faz campanha para descarte de óleo e lixo eletrônico

Ação do Buriti Shopping Mogi Guaçu vai coletar resíduos e receber doações de alimentos e roupas



O meio ambiente sofre com os impactos do descarte inadequado de substâncias e materiais, como óleo de cozinha e resíduos eletrônicos. Para se ter ideia, segundo a Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais) mais de 700 milhões de litros de óleo poluem o ecossistema a cada ano devido ao despejo em locais impróprios, como em ralos de pia.


O lixo eletrônico, por sua vez, atingiu, só em 2019, a marca de 2 milhões de toneladas, da qual menos de 3% foi reciclada, segundo um estudo da Universidade das Nações Unidas (UNU). Diante desse cenário, o Buriti Shopping Mogi Guaçu criou o ‘Buriti do Bem’ voltado para a conscientização de seus consumidores.


Localizado próximo à loja Hering, o espaço é um ponto de coleta de resíduos de óleo e eletrônicos, e também vai receber doações de alimentos, roupas e cobertores que serão revertidos para famílias da região em situação de vulnerabilidade.


A cada dois litros de óleo armazenados em garrafa pet entregues pelo consumidor no local, garante em contrapartida um produto de limpeza, como detergente ou desinfetante, de acordo com a disponibilidade dos produtos no espaço. “Nós queremos incentivar o público a participar dessa ação conosco, que além de dar destino adequado aos materiais, tem como objetivo educar a comunidade ao nosso redor”, explicou Aline Leal, do Buriti Shopping Mogi Guaçu.

Todo o material arrecadado será encaminhado para a Mix Óleo, empresa especializada no assunto, que encaminha o material para que usinas o utilizem como insumo para a produção de biodiesel, graxa, massa de asfalto e afins. “A nossa missão é evitar que mais óleo seja despejado no ralo da pia ou vaso sanitário, contribuindo assim para a redução dos efeitos no meio ambiente”, afirmou o empresário Roberto Neri.


bottom of page