top of page

Buriti Guará inaugura ‘Espaço Azul’ para receber pessoas com autismo

Espaço é ponto de encontro para troca de experiências e bate-papo com especialistas

O Buriti Shopping Guará inaugurou um recinto totalmente dedicado e projetado para crianças, adolescentes e adultos portadores de TEA (Transtorno do Espectro Autista), o ‘Espaço Azul’. A área foi montada especialmente para ser um ambiente acolhedor, clean e calmo, aos pais e filhos caso passem por momentos de crise ou até mesmo para que a pessoa autista tenha um momento de mais conforto.


O ‘Espaço Azul’ abriu suas portas no início de julho e o local tem sido ponto de encontro entre famílias e instituições, além de visitantes e clientes do principal centro de compras e entretenimento do Vale do Paraíba, Vale Histórico e Sul de Minas, para troca de ideias, experiências, falar sobre os desafios do dia a dia, compartilhar conquistas e discutir boas iniciativas na comunidade, e por aí vai.


“Toda equipe do shopping se envolveu nessa iniciativa. Era um objetivo que tínhamos e agora conseguimos disponibilizar esse espaço aconchegante para nossos clientes, que poderão utilizar nos momentos que precisarem. Mais do que uma área dedicada, o ‘Espaço Azul’ é um local para troca de experiências”, disse o coordenador de marketing do Buriti Shopping Guará, Eduardo Daltio.


No próximo sábado (23), por exemplo, o ‘Espaço Azul’ vai receber o psicólogo Victor Amoroso, às 14h30, para falar sobre autismo e a importância da educação inclusiva. No domingo (24), às 15h, tem bate-papo sobre a importância da intervenção precoce em casa e dicas práticas com a equipe do Desmistificando o TEA, instituição parceira responsável por promover as ações no local.

Eduardo explicou que todas as atividades são gratuitas. “Estão previstos encontros com diversos especialistas ligados ao assunto. Durante a semana, o local permanecerá aberto com folhas para colorir e exposição de quadros pintados pelas próprias crianças, que participam do grupo parceiro. Os visitantes também poderão deixar uma mensagem de apoio no adesivo colado na vitrine do local”, afirmou.


A atendente terapêutica Ana Paula Bueno, moradora de Guará e mãe da menina Isabella, de 3 anos, aprovou a iniciativa do centro de compras por ser um local com bastante movimentação de pessoas durante o dia todo, o que facilita o trabalho de conscientização sobre o autismo.

“Como mãe de uma menina autista, me sinto confortável em saber que há um espaço inclusivo destinado a pessoas com a condição da minha filha no shopping. Em primeiro lugar, justamente por conta da questão da inclusão, em segundo porque ajuda a propagar conscientização e informação a respeito, já que tanto os autistas quanto os pais sofrem com a desinformação, tanto vinda dos outros, como não raramente até dentro do próprio lar. Essa troca de conhecimento é vital para nós já que trata-se de um universo tão vasto. O ‘Espaço Azul’ faz a diferença pra nós hoje e sua permanência fará para sempre na vida das nossas crianças”, disse.


O Buriti Shopping Guará fica na avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira, nº 351, no Campo do Galvão, em Guaratinguetá.

0 comentário
bottom of page