top of page

Com mais de 27 mil cooperados e centenas de colaboradores, Cooperemb completa 50 anos de história



A Cooperemb comemora neste mês 50 anos de história. São 600 meses de conquistas e 18.250 dias de caminhada com centenas de colaboradores e mais de 27 mil cooperados. Durante esse período, aconteceram vários momentos marcantes para cooperativa que fizeram com que ela crescesse e se tornasse uma das maiores do Vale do Paraíba e de todo estado de São Paulo.


Presente em mais de 50 cidades do Estado de São Paulo, a Cooperemb surgiu na década de 70 quando um grupo de funcionários da Embraer se uniu em busca de soluções financeiras. Nessa época a cooperativa conquistou a filiação do sócio fundador à Central das Cooperativas de Economia e Crédito Mútuo do Estado de São Paulo; realizou a primeira assembleia de constituição e também o envio da carta a fim de solicitar a autorização do funcionamento da cooperativa para o Banco Central. Foi nessa década também que aconteceu a liberação para os primeiros empréstimos na modalidade de emergência, educação, consumo e diversos.


Na década de 80 as modalidades de empréstimo foram atualizadas para atender de maneira mais completa os cooperados e nesse mesmo ano foi iniciado a distribuição de kits de materiais escolares para diferentes faixas etárias, projeto que a Cooperativa apoia a educação dos dependentes de nossos associados, reduzindo o custo do material em inicio de ano.


A década de 2000 foi revolucionária, a Cooperemb ficou em 1º lugar no ranking da Sicoob Central e desde então realizou vários feitos importantes como a inauguração do posto de atendimento Embraer Eugênio de Melo; a criação dos projetos de Canto Coral, Orquestra de Sinos e Mosaico Teatral, além de dar início a distribuição das sobras e as operações de crédito.


Em 2015 a cooperativa alcançou a marca histórica de 16 mil cooperados e em 2017 as sobras líquidas contabilizaram o valor inédito de R$13 milhões, valores que foram distribuídos aos cooperados com movimentações. Nos anos seguintes a Cooperemb continuou realizando grandes conquistas como a inauguração da Sede no   Jardim Souto em São José dos Campos e a criação das unidades em Botucatu, Araraquara, Pindamonhangaba e em Campinas, que foram fundamentais para a sua expansão.


Durante esses anos, a Cooperemb foi destaque ao ficar três vezes em primeiro lugar no ranking das grandes cooperativas de crédito mútuo do estado de São Paulo e sendo considerada a cooperativa com a maior carteira de crédito consignado em 2023, recebendo por isso o Troféu Cisne Dourado da Bancoob e também a premiação na categoria “Produto Capital”, pelo saldo de capital, conhecido como o valor que cada cooperado mantém na cooperativa mensalmente, em comparação com as demais cooperativas ligadas ao sistema Sicoob. Essas premiações demonstram a confiança dos mais de 27 mil cooperados.

“Fazer o que nós fizemos foi uma coisa extraordinária e ter trabalhado na Embraer e na cooperativa foi um privilégio que eu agradeço aos céus. Se ela já cresceu tanto e chegou até aqui não posso imaginar onde vai parar, com certeza será a primeira do Brasil”, afirmou o ex-conselheiro e ex-diretor Alcindo Rogério Amarante.


Para trilhar um caminho de sucesso e parceria, a Cooperemb conta com centenas de colaboradores que foram e são fundamentais para essa história. “Tudo o que acontece de bom na Cooperemb passa pelos mais de 100 colaboradores que nós temos. Se hoje somos uma referência no cooperativismo não só no Vale do Paraíba, mas no estado de São Paulo é porque nós temos um time que realmente vem com brilho nos olhos e faz tudo o que prezamos acontecer na prática”, disse o diretor de negócios, Carlos Barbosa.


Um desses exemplos de parceria é a gerente de crédito e cadastro, Márcia Antongiovanni da Fonseca, que faz parte da Cooperemb há 18 anos. “Durante esses anos eu tive a oportunidade de acompanhar o serviço de orientação financeira e muitas pessoas vinham me agradecer por tudo que a cooperativa realizou na vida delas como comprar a casa própria, realizar uma viagem ou até mesmo sair de uma situação financeira difícil. A cooperativa realiza sonhos não só dos seus cooperados, mas também de seus colaboradores, eu consegui construir minha casa e comprar meu carro graças a ela e tenho muito orgulho de fazer parte dessa história”, disse.


Com mais de 27 mil cooperados, 18 postos de atendimento, além do Núcleo de Atendimento Digital, a Cooperemb se tornou uma das maiores cooperativas.

E nesses 50 anos de história renova o seu compromisso com valores e princípios, honrando o legado dos seus fundadores e construindo um futuro ainda mais próspero e colaborativo para todos.


“Todo pai sonha em dar um carro para sua filha e através da Cooperemb eu consegui. A nossa relação é de confiança e respeito e eu aconselho a todos a se associarem. Existem vários produtos dentro da Cooperemb como o cartão de crédito, consórcio, conta corrente e as sobras líquidas que são muito importantes e fazem a diferença”, relatou o cooperado Rogério Raniel da Silveira.

 

NOITE DE COMEMORAÇÕES

Para comemorar esses 50 anos de história e parceria, a Cooperemb realizou na noite do dia 10 de abril um evento em sua sede social, em São José dos Campos. O evento  contou com os sócios fundadores, conselheiros, governança, representantes da Embraer e empresas parceiras que puderam relembrar em uma noite emocionante os melhores momentos desses anos de trajetória.

0 comentário

Kommentare


bottom of page