top of page

Conecta Vale realiza aula sobre finanças e organização para incentivar negócios saudáveis


Aula abordou a importância do mindset empreendedor e tributação para o sucesso de MEIs e Mês na última segunda (24)


A Conecta Vale realizou na última segunda-feira (24) uma aula inédita da Escola de Empreendedores. Com cerca de 20 participantes, foram discutidos diversos pontos importantes que incentivam e ajudam a deixar de lado os medos e receios na hora de entrar para o mundo empresarial.


Durante a aula, os participantes entenderam a importância do mindset empreendedor (o que é CNPJ e CPF), priorizando as finanças da empresa e organizando (registrando) as receitas e despesas, o que inclui também o pró-labore do "CPF", para manter a saúde do negócio.


Outro ponto discutido foi a organização empresarial do negócio quando é Microempreendedor Individual (MEI) e Microempreendedor (ME), e como funciona a tributação nestes casos.


O encontro também foi a oportunidade de esclarecer dúvidas dos participantes sobre tributos. Um debate sobre o tema Receita Federal e Imposto de Renda encerrou a última aula do mês de abril.


Para Dimas Vilas Boas, organizador e idealizador do Conecta Vale, “uma aula deste porte é fundamental, porque permite que empreendedores tirem dúvidas de um assunto que é importantíssimo para a saúde da empresa e extremamente embrionário quando se pensa na formalização”.


Dimas ainda ressaltou que, com uns ensinamentos das aulas, “uma pessoa física que escolhe se tornar pessoa jurídica, com certeza inicia o seu negócio em outro patamar”.


Segundo Dimas, quando falamos em empreendedorismo, principalmente MEI, existe ainda uma distância muito grande entre o "capacitar-se" e o empreendedor que está dando o primeiro passo, iniciando a jornada, descobrindo o que é um negócio e fazendo sua gestão.

“Esmiuçar temas como finanças, contabilidade, impostos, obrigações fiscais é de grande relevância, pois mostra ao empreendedor quais suas responsabilidades, permite que ele possa se planejar para que exerça sua atividade de forma legal e sem surpresas”, acrescentou.


Abordar temas como os da Aula de Empreendedores é agir contra a “morte” dos negócios, já que as estatísticas hoje, de acordo com Dimas, “mostram um cenário muito traiçoeiro quando pensamos na taxa de sobrevivência dos negócios”. Além disso, trazer condições para que um empreendimento se desenvolva de forma saudável e com perspectivas de crescimento e prosperidade.

0 comentário
bottom of page