top of page

Cooperativa dos funcionários da Embraer completa 48 anos de história

Com 17.514 associados, o Sicoob Cooperemb conta atualmente com 80 colaboradores no interior de São Paulo


Passear pelo passado da Cooperativa de Crédito Mútuo dos Empregados da Embraer é retratar as milhares de histórias de superação, conquistas e realizações de sonhos de seus associados. No mês de aniversário de 48 anos do Sicoob Cooperemb, vamos contar a trajetória e a expansão de uma das principais cooperativas presentes no interior do Estado de São Paulo.

Do sonho de um pequeno grupo de funcionários da Embraer, nasceu uma cooperativa com o propósito de unir os trabalhadores, em 1974, para um bem comum: atrair mais cooperados para a captação de recursos financeiros a fim de aumentar o capital de giro para empréstimos. Atualmente, o Sicoob Cooperemb conta com 17.514 cooperados.


A narrativa do Sicoob Cooperemb nesses quase méio século se confunde com a história da funcionária Sandra Heloísa Machado, de São José dos Campos. Há 36 anos, ela trocou o emprego que tinha num tradicional banco para trabalhar no setor de atendimento ao cooperado.



“Fiquei encantada com o cooperativismo pelo atendimento humanizado, a valorização de pessoas e o forte compromisso com seus cooperados e comunidade. Nesse tempo todo muitas mudanças aconteceram, mas estamos em constante evolução, sem perder o foco e sempre pensando no melhor para o nosso cooperado em resultados, produtos e serviços. Me sinto orgulhosa em poder fazer parte do ‘Grupo Cooperemb’”, disse.


Orgulho como sente o presidente do conselho de administração da instituição, Wilson Gonçalves Lopes. Aos 24 anos, ele e a família deixaram Botucatu para vir trabalhar na Embraer, no Vale do Paraíba. Logo quando chegou em São José, ele se associou à cooperativa na busca de oportunidades para a realização de seus objetivos.


“Vim para São José com minha esposa e filho. Como todo casal novo, nós pagávamos aluguel, mas o sonho de ter a casa própria foi ganhando força. Procurei a cooperativa para me tornar sócio. Lembro até hoje, nós economizávamos bastante e com a ajuda da Cooperemb, conseguimos comprar um terreno”, disse.


Wilson lembrou que assim que conseguiu o capital com taxas e juros abaixo do mercado, começou a construir o imóvel. “A cada fase da construção da minha casa corria para emprestar dinheiro na cooperativa, que sempre esteve comigo na realização dos meus objetivos.”


Wilson contou sobre a expansão dos serviços e produtos oferecidos para os cooperados e a ampliação dos postos e agências. “Lembro que a cooperativa ficava apenas dentro da Embraer e tinha um posto de atendimento no município. Hoje, ofertamos desde abertura de conta corrente até seguros e planos de previdência, em diversas cidades onde estamos presentes”, disse.


Além de São José, o Sicoob Cooperemb possui postos e agências de atendimento em Guaratinguetá, Taubaté, Pindamonhangaba, Campinas, Botucatu, Mogi das Cruzes, Sorocaba, Araraquara e Gavião Peixoto . “Passamos de uma média de 20 funcionários para quase 80 colaboradores. Com isso, conseguimos ampliar o leque de serviços e produtos da cooperativa, melhorar os benefícios e vantagens para os associados”, finalizou.

0 comentário
bottom of page