top of page

Crédito rural do Plano Safra ultrapassa R$ 330 bilhões e destaca força do agronegócio brasileiro

  • Foto do escritor: Michelle Monteiro
    Michelle Monteiro
  • 10 de jun.
  • 3 min de leitura

Especialista aponta impactos positivos do valor do desembolso para o setor, economia e desenvolvimento regional


O agronegócio brasileiro segue demonstrando sua importância estratégica para a economia do país e para a segurança alimentar mundial. Dados divulgados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) mostram que o desembolso do crédito rural pelo Plano Safra 2024/25, considerando todos os produtores rurais, alcançou R$ 330,93 bilhões entre julho de 2024 e maio de 2025.

 

Segundo a analista de crédito da Sicoob Coopmil, Talita Franzol Rodrigues, o montante expressivo destaca a força do agronegócio, bem como sua relevância estratégica para o desenvolvimento econômico e social do país.“Esse valor indica um alto investimento em atividades rurais, o que pode ser interpretado de várias maneiras, dentre elas um forte apoio governamental e financeiro ao setor, e a crescente demanda por alimentos, tanto no mercado interno quanto externo”, explica a especialista, acrescentando os impactos para a economia.

 

O agronegócio representa uma parte significativa do PIB brasileiro, e investimentos robustos nesse setor podem ter um efeito multiplicador positivo na economia como um todo. Com mais investimentos, é possível que os produtores estejam buscando tecnologias mais avançadas e práticas sustentáveis, contribuindo para a modernização do setor. Além disso, um desembolso expressivo em crédito pode indicar a criação de novos postos de trabalho”, comenta Talita.

 

O Plano Safra funciona como uma linha de crédito subsidiada pelo governo federal para os produtores, com juros mais baixos e prazos de pagamento mais longos. "As taxas de juros são significativamente menores do que as do mercado financeiro convencional, o que facilita o acesso ao crédito, e os prazos de pagamento também são mais longos, permitindo que os agricultores se planejem sem comprometer a atividade produtiva", detalha a especialista.

 

O Plano Safra estimula projetos voltados à sustentabilidade e à inovação tecnológica, promovendo uma produção mais eficiente e menos impactante ao meio ambiente. “O crédito rural fortalece a agricultura familiar e garante a produção de alimentos em quantidade e qualidade, contribuindo para a segurança alimentar e o fortalecimento da economia rural”, avalia Talita.

 

Talita esclarece que, no acesso ao crédito rural, as cooperativas como a Sicoob Coopmil, desempenham um papel fundamental. Essas instituições oferecem um atendimento mais próximo e personalizado aos produtores, compreendendo melhor as realidades locais e simplificando os processos. " Diferente dos grandes bancos, as cooperativas têm foco no crescimento da comunidade como um todo, promovendo iniciativas que beneficiam todos os cooperados. Elas são essenciais para facilitar o financiamento, principalmente para os pequenos e médios produtores", destaca. 

 

Para Talita, o impacto do crédito rural vai muito além das porteiras das fazendas. “O valor desembolsado no Plano Safra 2024/25 reforça a importância do agronegócio como motor da economia brasileira. Mais do que números, os recursos representam a continuidade do desenvolvimento sustentável no campo e a esperança de um futuro próspero para produtores de todos os portes no Brasil”, conclui.

 

SAIBA MAIS  Para acessar o crédito rural, o produtor deve seguir algumas etapas: procurar a cooperativa, abrir uma conta, apresentar a documentação exigida como CPF, RG, comprovantes de propriedade da terra, certidão negativa de débitos, Cadastro Ambiental Rural e, com o apoio de um engenheiro agrônomo, elaborar um projeto técnico detalhando a atividade a ser financiada. Após a análise da cooperativa sobre a viabilidade e a capacidade de pagamento do produtor, a proposta é formalizada no sistema, com assinatura e registro em cartório. Para mais informações, acesse: www.sicoob.com.br/web/sicoobcoopmil/credito-rural 

 

SICOOB COOPMIL

 

Fundada em 1989 por policiais militares paulistas, a Sicoob Coopmil nasceu do ideal de promover o bem-estar da família policial por meio do cooperativismo financeiro. Hoje, com livre adesão e com mais de 28 mil cooperados, a cooperativa oferece uma variedade de serviços financeiros, como contas correntes, seguros, investimentos, crédito, consórcios, além de serviços digitais e de atendimento, como o aplicativo Sicoob. Para mais informações, acesse: www.sicoob.com.br/web/sicoobcoopmil/para-voce

 
 
 

Commenti


bottom of page