top of page

Dia do Jovem Trabalhador: Especialista destaca a importância dos programas de estágio e aprendizagem


Ana Carolina Guerra, da POP RH explica que oportunidades geradas aos jovens trabalhadores são benfeitorias para empresas


Hoje, 24 de abril, é o Dia do Jovem Trabalhador no Brasil. A data é importante para lembrar a luta dos jovens que ingressam no mercado de trabalho e enfrentam os desafios dessa jornada.


No Brasil, as duas principais vias de ingresso no mundo do trabalho passam pelos programas de estágio e aprendizagem, que são regidos respectivamente pela chamada Nova Lei do Estágio, estabelecida em 2008, e pela Lei da Aprendizagem, estabelecida no ano 2000. A lei determina que as empresas destinem uma cota entre 5% e 15% das vagas das companhias consideradas de médio e grande porte a estes jovens, sejam eles estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou formados. Vale ressaltar que não existe limite de idade no caso de candidatos com deficiência.


De acordo com a legislação, o estágio é definido como um ato educativo supervisionado, realizado no ambiente de trabalho, com o objetivo de preparar estudantes que frequentam o ensino regular em instituições de ensino superior, técnico, médio, educação especial e nos anos finais do ensino fundamental, incluindo a modalidade profissional da educação de jovens e adultos, para o trabalho produtivo.


Uma pesquisa realizada pela empresa argentina de pesquisa em tendências Trendsity, em parceria com o McDonald’s, mostrou um aumento no número de jovens que não conseguem ingressar no mercado de trabalho. De acordo com o estudo, 77% dos jovens brasileiros sem experiência têm dificuldade em conseguir o primeiro emprego, o que se torna um obstáculo para a sua entrada no mercado de trabalho. A pesquisa ainda revelou que a maior barreira enfrentada pelos jovens é a exigência de "experiência" por muitas empresas em seus processos seletivos.


Para Ana Carolina Ribeiro Guerra, empresária de Recursos Humanos com 15 anos de experiência na área de gestão de pessoas e fundadora da POP RH, é fundamental que as empresas invistam em programas de estágio e aprendizagem para os jovens, pois isso proporciona oportunidades de aprendizado e crescimento profissional.


"Os programas de estágio e aprendizagem são importantes tanto para os jovens, que têm a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho e aprender na prática, quanto para as empresas, que podem contar com profissionais com potencial para se tornarem talentos no futuro", afirma Ana Carolina.


Com o Dia do Jovem Trabalhador, é importante a reflexão sobre a importância de garantir o acesso de jovens ao mercado de trabalho e investir em sua formação e desenvolvimento profissional. Afinal, são eles o futuro do país.


POP RH

Criada em 2021, a POP RH é uma empresa especializada em Recursos Humanos e oferece soluções para pequenas e médias empresas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Entre os produtos e serviços estão a elaboração de estratégias para atração, retenção e desenvolvimento de talentos, avaliação de desempenho, aplicação e análise de pesquisa de clima, implantação de programas para o desenvolvimento de líderes nas empresas, BPO de RH (Business Process Outsourcing) e planos para o desenvolvimento de carreiras. A POP RH também presta assessoria para a elaboração de currículos, posicionamento no LinkedIn, orientação profissional, dicas e simulação de entrevista de emprego, preparação para o retorno ao mercado de trabalho e mentoria de carreira.

0 comentário
bottom of page