top of page

Janeiro Branco: saúde mental é tema de palestra em São José dos Campos

Promovido pela POP RH, encontro reúne colaboradores da Pilares Relações Públicas e Freitas & Pozzatti no auditório da WeWork, no Jardim das Colinas

Com o objetivo de chamar a atenção para as necessidades relacionadas à saúde mental e para o respeito à condição psicológica no ambiente corporativo, a POP RH realizou uma palestra sobre a importância da busca pelo equilíbrio da saúde mental e física para cerca de 50 colaboradores das empresas Pilares Relações Públicas e Freitas & Pozzatti, em São José dos Campos.


O encontro aconteceu na última quarta-feira (25) no auditório do prédio da WeWork, no Jardim das Colinas, na região oeste do munícipio. A iniciativa segue a campanha brasileira Janeiro Branco, que conscientiza a população sobre os cuidados para a saúde mental. O primeiro mês do ano foi escolhido porque é nele que as pessoas estão mais focadas em resoluções e metas para a vida.


“É comum as pessoas fazerem reflexões sobre a própria vida a cada início de um novo ano. Por isso, sempre devemos nos questionar sobre como podemos viver com mais equilíbrio em todas as nossas relações, inclusive no ambiente de trabalho”, disse a mentora de carreira e liderança da POP RH, Carol Ribeiro Guerra.


A especialista em gestão de pessoas, que está à frente dos RHs de ambas as empresas, é responsável por desenvolver programas de mentorias, desenvolvimento de liderança e tornar os tradicionais e ‘velhos’ departamentos de Recursos Humanos num RH mais estratégico, convidou a psicóloga Flávia Titonelli para falar sobre o assunto.


Para o público, ela falou sobre a importância de desmistificar o tema, os sintomas de que há algo ou algumas coisas erradas e apontou quais os caminhos para encontrar condições para melhorar a saúde mental. “O nosso bem-estar diz muito sobre a nossa saúde (física e mental), por isso é preciso enfrentar as adversidades da vida com maior êxito e por consequência ter menos sofrimento psíquico, mais flexibilidade cognitiva e assim poder viver melhor”, disse.


Segundo Flávia, as pessoas devem ficar atentas se aparecer sintomas como falta de foco, raciocínio lento, preocupação excessiva, humor desregulado, dores de cabeça, isolamento, entre outros. “Às vezes é necessário apenas de um ajuste simples na vida e mudança na forma de pensar. Quando o excesso de preocupação (ou outro sintoma) começa a sugar é preciso mudar a postura e procurar ajuda profissional, fortalecer a autoestima, promover bons relacionamentos e se afastar de situações ou relações tóxicas”, contou.


A CEO da Pilares Relações Públicas, Michelle Laboissiere, considera fundamental o RH da empresa investir em iniciativas como essa realizada durante o movimento Janeiro Branco. “A palestra impacta de diversas formas, pois promove consciência e contribui de forma satisfatória para as tomadas de decisões no dia a dia, na manutenção da saúde e na promoção do bem-estar, além de incentivar à prática de hábitos saudáveis ​​que podem ajudar a prevenir problemas de saúde”, disse.


O advogado Bruno Pozzatti, também CEO da Freitas & Pozzatti, empresa especializada em governança condominial, falou sobre a importância do tema. “A saúde mental define o nosso bem-estar emocional, psicológico e social e por consequência rege a forma como pensamos, sentimos e agimos quando enfrentamos as adversidades da vida. Acho extremamente importante investirmos para a qualidade de vida e o bem-estar dos nossos colaboradores”, contou.

0 comentário

Comments


bottom of page