Novas Tendências tecnológicas na construção civil apontam o futuro do setor no país

Soluções tecnológicas integram setores, automatizam processos e preveem problemas em projetos

A tecnologia BIM (Building Information Modeling ou Modelagem de Informação da Construção) vem influenciando fortemente o mercado da construção civil no Brasil. Utilizada para criar e gerenciar dados durante o processo de elaboração de projetos, a ferramenta tem gerado economia de tempo no planejamento, execução e projeção de obras.


A partir dessa solução, construtoras conseguem criar, por meio de softwares baseados na tecnologia BIM, um modelo 3D com informações minuciosas e próximas ao resultado final da obra. Com essa movimentação, empresas e construtechs como a Brickup, que conecta o canteiro de obras com a gestão do empreendimento por meio de soluções tecnológicas, vem aprimorando suas tecnologias, gerando valor para seus clientes.


“Nós estamos trabalhando para integrar soluções BIM a nossa plataforma, proporcionando ainda mais automação no processo de orçamento, compras e planejamento da obra, possibilitando ao gestor se antecipar aos problemas na execução da obra como, por exemplo, identificar quando etapas construtivas irão se sobrepor”, disse o fundador da Brickup, Rafael Souza.


O mineiro, de 30 anos, criou a plataforma em 2020 para integrar os setores, automatizar os processos operacionais e prever futuros problemas em projetos. Segundo ele, a indústria da construção está mais inteligente com as plataformas de gestão integrada, mas os gestores ainda têm dificuldades para dar a atenção devida à importância do gerenciamento de dados.


“Tomar decisões com base em dados deveria ser prioridade, sempre. Acontece que a industrialização não chegou em todos os setores. É normal vermos isso na indústria automobilística, em plantas industriais e também em empresas que desenvolvem aplicativos que utilizamos em nosso dia a dia. Porém, isso ainda está longe de ser uma realidade na indústria da construção. Eu diria que esse setor ainda está dando os primeiros passos quando falamos de tomar decisão com base em dados”, afirmou.

FUTURO

A mudança desse cenário pode estar próxima. A expectativa é que isso passe a ser uma realidade do setor com a disponibilidade de soluções tecnológicas cada vez maior. “Estamos ajudando pequenas e médias construtoras a iniciar a jornada de transformação digital. Pelo que estamos percebendo não é algo difícil de ser feito, porém requer muita dedicação e foco”, disse.


Se tratando de mão de obra estritamente operacional, que são pedreiros, serventes, eletricistas, armadores, entre outros, as soluções da Brickup permitem o controle de atividades por frente de trabalho. “E isso é relevante porque com o uso do recurso é possível entender que composição de equipe é mais produtiva e entrega mais qualidade do que outra. A partir desses dados é possível tomar decisões relacionadas a melhoria contínua no processo”, explicou.


0 comentário