Quer saber o motivo de sentir tanta sede depois de escovar os dentes?

Especialista explica o por quê dessa sensação e fala sobre os cuidados para evitar danos à saúde bucal



Escovar os dentes é um daqueles hábitos mecânicos que estamos acostumados a seguir diariamente depois de cada refeição.


Se você sente sede depois de fazer a limpeza bucal com creme dental e enxaguante, saiba que essa reação é extremamente normal, mas é preciso se atentar aos cuidados para não prejudicar a saúde.


O fato de sentir sede depois de escovar os dentes ocorre por causa de uma substância encontrada nas pastas e nos enxaguantes bucais: o Lauril Sulfato de Sódio. O composto químico é um tipo de detergente, que tem a função desengordurante e provoca espuma durante a escovação, segundo o cirurgião dentista da Orthopride de Caraguatatuba, Anderson Brasil.


Ele explicou que essa substância química presente em grande parte dos cremes dentais contribui para a prevenção de cárie e a sensação refrescante na boca, mas como possui sódio em sua composição, causa efeitos colaterais como sede e o ressecamento da mucosa bucal, provocando mau hálito, gosto amargo e aftas.


“É preciso deixar o flúor agir nos dentes por 30 minutos e só depois ingerir líquido. Antes desse tempo, o pH bucal ainda está ácido e a chance de proliferação de bactérias aumenta e pode provocar cáries e erosão dentária”, afirmou. “Com a escovação imediata corre o risco de espalhar os ácidos na superfície dentária e causar danos ao esmalte dos dentes, principalmente se tiver consumido alimentos com mais ácidos ou ingerido bebidas com muita quantidade de açúcar, como é o caso de refrigerante, por exemplo”, completou.


O cirurgião dentista da Orthopride de Caraguatatuba, Anderson Brasil, está à disposição para conceder entrevistas e dar mais detalhe sobre o assunto.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo