Renda fixa bate recorde histórico e volta a dominar o mercado: evento em São Paulo discute novo ciclo do investimento
- Michelle Monteiro
- 11 de nov.
- 2 min de leitura
Com juros elevados e volume recorde de emissões, tema será destaque no lançamento do livro “Renda Fixa: O que ninguém te contou”, de Guilherme Viveiros, no dia 26 de novembro, na XP da Faria Lima

A renda fixa vive um dos momentos mais expressivos das últimas duas décadas. De janeiro a setembro de 2025, as emissões de títulos como debêntures, CRIs e CRAs somaram R$ 487,3 bilhões, o maior volume já registrado pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). O valor representa 92,2% de todas as captações realizadas por empresas e instituições financeiras no período, consolidando o investimento como principal destino do capital no país.
O cenário é reflexo direto da taxa básica de juros, mantida em 15% desde junho, o maior patamar desde 2006. A combinação de rentabilidade elevada e busca por segurança tem levado investidores a redescobrir o potencial da renda fixa — e impulsionado empresas a emitirem títulos para financiar projetos e reestruturar dívidas.
“Vivemos em um país onde sempre estamos disputando as maiores taxas de juros do mundo, e pouco se fala que o mercado de renda fixa vai muito além da famosa Selic. O investidor pode utilizar diversas estratégias para preservar e ampliar a rentabilidade dos seus investimentos, mesmo em períodos de juros baixos — mas para isso, é preciso conhecimento”, afirma Guilherme Viveiros, especialista em investimentos e autor do livro “Renda Fixa: O que ninguém te contou”.
O lançamento da obra será realizado no dia 26 de novembro, das 19h às 22h, na Loja XP, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 3320, em São Paulo (SP). O evento será aberto ao público e contará com uma noite de autógrafos e bate-papo descontraído sobre o atual momento da renda fixa.
“Não teria um lugar melhor para fazer esse lançamento do que em uma empresa que democratizou o investimento no Brasil. O objetivo é justamente conversar sobre esse novo ciclo do mercado e o papel do investidor nesse cenário”, completa Viveiros.
Com a renda variável perdendo espaço — o volume de emissões de ações caiu 33,5% em relação a 2024 e o país não registra IPOs desde 2021 —, a renda fixa reassume protagonismo e abre espaço para novos debates sobre o futuro dos investimentos no Brasil.
SOBRE GUILHERME VIVEIROS
Com mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, Guilherme Viveiros é Head de Renda Fixa na WFlow Investimentos, onde atua há quase uma década. Especialista em mercado de capitais, crédito privado e finanças estruturadas, lidera análises de balanço de empresas, emissões bancárias, FIDCs, derivativos e produtos estruturados.
Antes da WFlow, foi CFO da B&A Mineração, Gestor Financeiro e de Risco na BRVias e Analista Financeiro no Grupo CCR. Possui ampla experiência em project finance, M&A, modelagem financeira e planejamento econômico-financeiro, com atuação em negociações com instituições financeiras, agências de rating e investidores nacionais e internacionais.
Ao longo da carreira, consolidou-se como uma referência na área de renda fixa e gestão patrimonial, ajudando pessoas e empresas a administrarem seus recursos de forma estratégica e prudente.
SERVIÇO:
Lançamento do livro “Renda Fixa: O que ninguém te contou” – Guilherme Viveiros
Local: XP – Av. Brigadeiro Faria Lima, 3320, Itaim Bibi – São Paulo (SP)
Data: 26 de novembro (quarta-feira)
Horário: das 19h às 22h



Comentários