Rio Paraíba do Sul é tema de exposição em shopping de Guará

Ao todo são 16 imagens registradas pelos fotógrafos Sandra Resende e Edgar de Brito


A exposição fotográfica ‘Rio a fora, rio a dentro – um olhar para o rio Paraíba do sul’ desembarca no Buriti Shopping Guará a partir desta quinta-feira, dia 13, para uma temporada de um mês, em Guaratinguetá. A mostra é gratuita e leva o visitante para a história, beleza e encanto do principal rio, que banha os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.


Com apoio da Secretaria de Cultura e da Lei Aldir Blanc, a exposição tem como objetivo sensibilizar o olhar do espectador para a presença e importância das águas do rio Paraíba do Sul para os moradores de Guaratinguetá e cidades vizinhas.

A exposição conta com 16 imagens registradas pelos fotógrafos Sandra Resende e Edgar de Brito, entre 2020 e 2021, e propõe ao público a reflexão sobre ‘quando foi a última vez que se olhou para o rio, com aquele olhar de verdade, como se fosse a primeira vez?’.


“Os fotógrafos querem causar no visitante, além de um deslumbramento pela beleza e poesia do rio, o despertar de uma consciência crítica para sua conservação e proteção. É por isso que estamos recebendo essa exposição com muito carinho e respeito. O shopping também é lugar para cultura e arte”, disse o coordenador de marketing do Buriti Guará, Eduardo Daltio.

Com uma extensão de 1.137 km, o rio Paraíba do Sul corta 36 cidades no trecho paulista. Ao todo são 189 cidades, incluindo Minas Gerais e Rio de Janeiro. Na exposição, os visitantes poderão ver de perto imagens e cenas do cotidiano do principal rio que corta os municípios do Vale do Paraíba.


“A nossa proposta é chamar a atenção das pessoas para as infinitas paisagens que o rio nos oferece. Ao longo do tempo, as pessoas acabam se acostumando com a presença do rio, que acaba ficando despercebido no dia a dia”, disse a fotógrafa Sandra. “Queremos que as pessoas parem por um instante para apreciar o rio e lembrar da importância dele em nossas vidas”, completou Edgar.


A exposição ‘Rio a fora, rio a dentro – um olhar para o rio Paraíba do sul’ está no corredor das Lojas Americanas. O Buriti Shopping Guará fica na avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira, nº 351, no Campo do Galvão, em Guaratinguetá.


Confira 👇 algumas imagens da exposição fotográfica ‘Rio a fora, rio a dentro – um olhar para o rio Paraíba do sul’.



0 comentário