top of page

São José recebe 5ª Caminhada de Conscientização do Autismo no próximo domingo (2)


Com expectativa de 500 pessoas e ponto de encontro no Jardim Aquarius, ação marca importância da inclusão social de pessoas com TEA


No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril (domingo), São José dos Campos receberá a 5ª Caminhada de Conscientização do Autismo. A concentração será na Praça Ulysses Guimarães, no Jardim Aquarius, a partir das 8h. O evento é gratuito e aberto ao público.


Com a expectativa de atrair 500 pessoas, a caminhada é uma ferramenta importante para mobilizar a população sobre a importância da inclusão social de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), já que todas as pessoas têm direito à igualdade. É necessário oferecer as mesmas oportunidades e acessos a recursos e serviços para autistas.


A idealizadora da caminhada, Cristiane Claudino, explicou que a ação reunirá “familiares, amigos e simpatizantes da causa, para mostrar à cidade que os autistas existem e que precisam de apoio e tratamento”.


Segundo Cristiane, essa também é a oportunidade da “troca de informações, como tratamento, medicamentos e terapias”. Ela ainda ressaltou que o encontro promove apoio aos pais que ainda estão em fase de aceitação do diagnóstico do TEA.


Cristiane é Inspetora Regional da Guarda Civil Municipal e viu a necessidade de apoio à causa dos autistas após a irmã receber o diagnóstico de sua sobrinha. “Eu trabalhava na Delegacia da Mulher, então com todo apoio da delegada, escrivães, e agentes da Polícia civil, criamos um logo chamado “Luz Azul” e fizemos camisetas para a conscientização”. As camisetas seriam usadas em todas as sextas-feiras do mês de abril, mas, com a dimensão e propagação da ação, o que aconteceu foi a criação da caminhada.


A Caminhada de Conscientização do Autismo conta com o apoio da Associação de Servidores Municipais (Assem) de São José dos Campos, Guarda Civil Municipal, Prefeitura de São José dos Campos, Sicoob Cressem, Farma Conde e da Pilares Relações Públicas.


Sobre o TEA

O TEA é uma condição neurológica que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento das pessoas. Cada pessoa com TEA é única e tem suas próprias habilidades e desafios. O diagnóstico e o tratamento do TEA devem ser personalizados e adaptados às necessidades individuais de cada pessoa.


Serviço

Evento: 5 ª Caminhada de Conscientização do Autismo

Ponto de encontro: Praça Ulysses Guimarães, no Jardim Aquarius

Horário: a partir das 8h

Data: 2 de abril (domingo)


0 comentário

Comments


bottom of page