top of page

São José terá ‘Blue Day’ para crianças autistas no Centro da Juventude

A 2ª edição do evento conta com apoio da Pilares Relações Púbicas


As crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e seus familiares terão uma manhã especial durante o 2° Blue Day no próximo domingo (23), a partir das 8h, no Centro da Juventude, na zona sul de São José dos Campos. O evento é realizado pela Ação Autismo, SOS Autismo SJC e Luz Azul em comemoração ao Mês das Crianças. As atividades são gratuitas.


A programação do 2° Blue Day é gratuita e está recheada de atrações como brinquedos infláveis como escorregador, atividades recreativas, brincadeiras de antigamente como amarelinha, apresentação de palhaços, presença de cosplayers com personagens do filme Star Wars e muita diversão com o Batman, entre outras.


Além das inúmeras brincadeiras, as crianças ainda terão pipoca e algodão doce. O tradicional evento conta com a ajuda da comunidade, familiares de crianças autistas e apoiadores como a Prefeitura de São José dos Campos, que cedeu o espaço para a realização do Blue Day, além de outras instituições como a Guarda Civil Municipal e a Pilares Relações Públicas, responsável pela comunicação à imprensa.

“Será uma manhã bem tranquila. Criamos o Blue Day para comemorarmos o Dia das Crianças, mas também para chamarmos a atenção para a conscientização da população sobre as particularidades do TEA. É uma programação especial pensada exclusivamente para o universo delas, mas nada impede que outras crianças também possam aproveitar as atividades”, disse uma das organizadoras do evento, Cristiane Aparecida Claudino Lobo, de 47 anos.


Além do Blue Day, Cristiane contou que o grupo Luz Azul também realiza a tradicional Caminhada Azul em comemoração ao Dia Internacional da Conscientização do Autismo (2 de abril), desde 2015. A quarta e última edição foi realizada em 2018 e reuniu mais de 300 pessoas na Praça Ulisses Guimarães, no Jardim Aquarius.


“Desde 2019 não realizamos a caminhada de conscientização por conta da pandemia que enfrentamos. A Caminhada Azul será retomada a partir de 2023. É importante conscientizar a população de que os autistas precisam de cuidados especiais. Em São José dos Campos, por exemplo, temos importantes políticas públicas e iniciativas para essas famílias, mas precisamos de mais atenção da sociedade”, disse.


O Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio de desenvolvimento, e o diagnóstico é clínico. Entre os sintomas, estão os déficits persistentes em comunicação e interação social, padrões repetitivos e interesses restritos de comportamento e atividades, que limitam a funcionalidade social e emocional.


O 2° Blue Day será realizado no dia 23 de outubro, das 8h às 12h, no Centro da Juventude, que fica na rua Aurora Pinto da Cunha, n° 131, no Jardim América, na zona sul de São José dos Campos. A entrada é gratuita.

0 comentário

Commentaires


bottom of page