Seu dinheiro: conheça uma maneira simples de investir no exterior

Desde 2020, o total de brasileiros que aplicam em outros países deu salto de 1.414%


Investir em grandes empresas no exterior pode parecer um sonho distante do brasileiro, mas você sabia que existem maneiras simples e segura de investir fora do país? Para muitas pessoas, aplicar em ativos estrangeiros pode parecer algo distante e inalcançável, mas esse cenário tem mudado nos últimos anos e ganhado destaque no mercado de ações.

Com o BDR (Brazilian Depositary Receipts), investimentos em outros países ficaram mais acessíveis e reais para quem deseja apostar no mercado. Os investimentos feitos por brasileiros no exterior mudaram de patamar. Desde 2020, o total de brasileiros que aplicam lá fora deu salto de 1.414%.

Mas afinal, o que são BDR e como funciona?

Os Brazilian Depositary Receipts são certificados que representam ações emitidas por empresas em outros países, mas que são negociados no Brasil, no pregão da B3. “Antes de tudo é preciso entender que o investidor não compra diretamente as ações da empresa em outro país e sim, investe em títulos representativos desses papéis”, segundo o sócio da WFlow Investimentos, Paulo Saad.

Ele explicou que as ações estrangeiras como, por exemplo, da Apple, Amazon e Tesla, que são negociadas nas bolsas do exterior, são compradas por uma instituição financeira no país local, responsável por atuar como depositária. “Depois essas empresas colocam ativos à disposição dos investidores no Brasil em forma de recibo, ou seja, como BDR (Brazilian Depositary Receipt)”, afirmou.


Entre as vantagem de investir em BDR estão alguns pontos como a facilidade de acesso ao mercado externo, a acessibilidade a qualquer investidor, a descorrelação com o mercado interno, a distribuição dos riscos da carteira e a exposição a grandes empresas.


“É preciso lembra que os BDRs são influenciados pelo valor do ativo e do câmbio. Na prática, o investidor ao adquirir um BDR está comprando diante de estratégia dupla de investimentos, na medida em que se tem de escolher bons ativos e também estar atento ao comportamento cambial. Por isso é importante conversar com um assessor para incluir os melhores ativos na carteira”, contou.


A WFLOW é uma empresa especializada em Assessoria de Investimentos credenciada à XP Investimentos. Atua há mais de 20 anos em todo território nacional nos segmentos Alta Renda, Private e Pessoa Jurídica, trabalhando com os mais sólidos fornecedores de soluções financeiras. O grupo possui 2 prêmios de melhor assessor de investimentos, além dos selos de eficiência em renda fixa, renda variável e satisfação de atendimento - NPS.

0 comentário