top of page

Strip malls em expansão em São José dos Campos: conheça suas características


Com ao menos dez empreendimentos, Strip malls são uma combinação entre os serviços essenciais, que atendam às demandas cotidianas, e a gastronomia

O conceito de strip malls tem sido cada vez mais forte em São José dos Campos. Esse tipo de empreendimento está em evolução no Brasil e caracteriza-se, principalmente, por ser um espaço de conveniência. Na cidade, existem ao menos dez empreendimentos reconhecidos, ou que se denominam, como strip mall.


De acordo com a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), o consumidor que frequenta os strip malls, geralmente, está no caminho para casa ou para o trabalho, o que reforça ainda mais a relevância da localização do empreendimento.


O advogado e especialista em governança condominial em strip malls, Bruno Pozzatti, entende que o conceito deve crescer ainda mais nos próximos anos na cidade. “São José dos Campos apresenta um grande potencial para o sucesso desse tipo de empreendimento, devido à sua localização estratégica, ao forte poder aquisitivo da população e ao constante desenvolvimento econômico.”


Pozzatti ainda destaca que “strip malls surgem para atender às necessidades da população, pois oferecem conveniência e diversidade em um único local.”


Segundo um estudo feito pela Abrasce, em 2018, algumas características podem ajudar a definir melhor os strip malls. Elas são:


- Fileira de lojas voltadas ao comércio varejista;

- Local com administração centralizada;

- Estacionamento normalmente localizado em frente às lojas;

- Não tem corredores cobertos que interligam as lojas;

- Espaços que podem ser configurados em linha reta, em forma de “L” ou de “U”;

- Possuem em torno de 5.000 m² de ABL (área bruta locável).


Strip malls são uma combinação entre os serviços essenciais, que atendam às demandas cotidianas, e a gastronomia. Salões de beleza, supermercados, óticas, drogarias e pet shops, restaurantes, gelaterias/sorveterias, cafeterias, além de hamburguerias, são alguns dos exemplos de lojas que podem ser encontradas.


O estudo da Abrasce ainda apontou que, no Brasil, 56,3% dos strip malls estão no interior e 43,7% estão nas capitais. A média mensal de visitas é de 23.627.

0 comentário
bottom of page