top of page

Transição de carreira é sinônimo de autodescoberta profissional, comenta especialista


Mudança de carreira refletem busca de uma melhor qualidade de vida; Ana Carolina da POP RH comenta sobre a questão


No universo profissional, é comum surgirem questionamentos sobre os rumos escolhidos e a necessidade de novas direções. A transição de carreira, de fato, é um momento desafiador na vida de muitos, e torna-se cada vez mais presente em meio às mudanças geracionais e às aspirações por uma vida profissional mais satisfatória e significativa.


De acordo com a pesquisa Re:Trabalho, de 2020, 63% dos entrevistados já experimentaram uma mudança de carreira, enquanto 48% planejavam realizar a transição. Esse fenômeno reflete não apenas a busca por uma melhor qualidade de vida, mas também uma geração menos apegada à estabilidade profissional e mais aberta a novas experiências.


Ana Carolina Guerra, empresária e especialista em Recursos Humanos da POP RH, afirma: “A transição de carreira é um momento crucial na vida profissional de uma pessoa, porque é onde ela reflete sobre novos objetivos, habilidades e desejos. É fundamental avaliar o que realmente nos motiva e nos faz feliz, ali estará nosso lugar de potência, onde entregaremos o nosso melhor”.


A pesquisa também identifica diversos motivos que impulsionam essa mudança, como a falta de competitividade, a insatisfação com o atual trabalho e a busca por novos desafios e crescimento profissional. Os estágios dessa transição envolvem desde o sentimento de desconforto até a exploração de novas oportunidades no mercado de trabalho.


No primeiro estágio, surgem os questionamentos e a sensação de desconforto, levando o profissional a considerar que talvez seja o momento de buscar novos horizontes.


No segundo estágio, a decisão de deixar a atual área de trabalho é tomada, abrindo espaço para explorar novas possibilidades e se preparar para o novo ciclo de aprendizagem. Por fim, o último estágio inicia-se quando o profissional começa a mergulhar no novo mercado de trabalho, em busca de oportunidades que estejam alinhadas com seus objetivos e aspirações.


Diante desse cenário, a transição de carreira trata-se uma jornada de autodescoberta e reinvenção profissional, onde cada passo é guiado pela busca de uma realização ou satisfação pessoal, em um mundo profissional em constante transformação.

 

POP RH

Criada em 2021, a POP RH é uma empresa especializada em Recursos Humanos e oferece soluções para pequenas e médias empresas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Entre os produtos e serviços estão a elaboração de estratégias para atração, retenção e desenvolvimento de talentos, avaliação de desempenho, aplicação e análise de pesquisa de clima, implantação de programas para o desenvolvimento de líderes nas empresas, BPO de RH (Business Process Outsourcing) e planos para o desenvolvimento de carreiras. A POP RH também presta assessoria para a elaboração de currículos, posicionamento no LinkedIn, orientação profissional, dicas e simulação de entrevista de emprego, preparação para o retorno ao mercado de trabalho e mentoria de carreira.


0 comentário

Comments


bottom of page