top of page

Veja a importância do assessor de investimentos para não cair em golpes

Investidor precisa ser cauteloso e pesquisar o histórico da empresa e a performance do profissional

Em busca do crescimento do patrimônio, muitas pessoas optam por investimentos que prometem um retorno financeiro rápido. Porém, é preciso cuidado para não cair em golpes financeiros que vão desde pirâmide financeira até a atuação de falsos agentes autônomos de investimento.


Uma pesquisa realizada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) apontou que os crimes financeiros subiram 75% entre 2020 e 2021. Os golpes com criptomoedas ficaram no topo da lista das fraudes, sendo 43% dos esquemas. A divulgação das fraudes é mais frequente por WhatsApp (27,5%), seguido pelo boca a boca (19,7%). As vítimas mais comuns são homens (91%), de 30 a 39 anos (36,5% do total), com renda familiar de dois a cinco salários mínimos (23%), e ensino superior completo ou pós-graduação (71%).


Por isso é importante ser cauteloso e pesquisar o histórico da empresa e a performance do profissional, que será responsável por assessorar e apresentar as opções de ativos, com suas vantagens e desvantagens de acordo com o cenário econômico, explicou Paulo Saad, CEO da WFlow, empresa especializada em assessoria de investimentos credenciada à XP.


“O investidor precisa desconfiar de opções com alto rendimento e baixo risco, sendo importante pesquisar informações como liquidez, prazo e rentabilidade. Ter uma visão crítica é fundamental para entender os riscos e as vantagens que o investimento oferece para a pessoa, minimizando assim, as chances de ter prejuízo em todo o seu patrimônio”, afirmou.


Saad contou que entre os golpes financeiros mais comuns estão os das pirâmides financeiras, transações com criptomoedas, falsos profissionais de investimentos, entre outros. Com isso, é importante buscar informações em órgãos oficiais, verificar se o profissional possui certificação e se a instituição financeira é reconhecida. “Cada investimento possui regras e prazos para serem resgatados, por isso é preciso estar atento as promessas de rápido retorno e nunca tomar uma decisão por impulso. Nesse caso, contar com o auxílio de um profissional especializado pode ajudar a identificar as melhores opções no mercado financeiro”, finalizou.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page