Consórcios de Automóveis se destaca como alternativa para consumidores em cenário de juros elevados
- Michelle Monteiro
- 21 de jul.
- 2 min de leitura

O consórcio de automóveis registrou crescimento expressivo de 11,4% entre janeiro e abril de 2025, segundo dados recentes divulgados pela Associação Brasileira de Consórcios (ABAC). O número revela mais do que um aquecimento pontual: indica uma mudança no comportamento do consumidor brasileiro, que tem buscado soluções mais planejadas e econômicas para a aquisição de veículos.
“O consórcio tem se destacado como uma alternativa mais barata ao financiamento, por não envolver juros, apenas taxa de administração diluída ao longo do plano. Em um cenário de juros elevados, as parcelas de financiamento se tornam menos acessíveis, o que leva o consumidor a buscar soluções mais viáveis e com menor custo total”, explicou o analista de negócios da Sicoob Coopmil, Vinicius Agostineto Semensato.
Para ele, o comportamento do consumidor também tem mudado, com interesse maior por compras planejadas, controle financeiro e menor exposição ao endividamento, principalmente quando se trata de bens de valor elevado, como é o caso dos veículos. “A previsibilidade das parcelas e a atualização do valor do crédito no consórcio preservam o poder de compra à vista, mesmo diante da inflação”.
Outro fator apontado por Semensato é o amadurecimento do mercado de consórcios e a profissionalização das administradoras, especialmente as ligadas ao cooperativismo.
“A divulgação cada vez mais clara dos diferenciais do consórcio tem ampliado o conhecimento do público, mostrando seus atrativos como flexibilidade, segurança e custo-benefício. Nossa cooperativa, por exemplo, tem focado em aprimorar processos internos e a qualidade do atendimento, garantindo maior agilidade na pós-contemplação e no fluxo de pagamento dos bens adquiridos, uma forma de acompanhar a expansão do mercado de consórcios.”
O consórcio de automóveis possibilita a compra de veículos novos e seminovos em qualquer região do país. A contemplação ocorre por sorteio ou por meio de lances, que podem ser livres ou fixos. Há ainda a opção do lance embutido — uma alternativa que permite aumentar a oferta sem desembolsar recursos adicionais, já que o valor é abatido diretamente da carta de crédito.
Com esse novo panorama de aumento da procura pelo produto (R$ 66,48 bilhões de créditos foram comercializados entre janeiro e abril deste ano), o consórcio se consolida como um modelo de aquisição mais inteligente, estratégico e alinhado aos novos tempos — uma alternativa que cresce sustentada por eficiência, confiança e custo-benefício.
SICOOB COOPMIL
Fundada em 1989 por policiais militares paulistas, a Sicoob Coopmil nasceu do ideal de promover o bem-estar da família policial por meio do cooperativismo financeiro. Hoje, com livre adesão e com mais de 28 mil cooperados, a cooperativa oferece uma variedade de serviços financeiros, como contas correntes, seguros, investimentos, crédito, consórcios, além de serviços digitais e de atendimento, como o aplicativo Sicoob. Para mais informações, acesse: www.sicoob.com.br/web/sicoobcoopmil/para-voce



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