top of page

Descarte de resíduos sólidos é aliado a descontos na conta de luz em Mogi Guaçu


Iniciativa faz parte do Projeto Vale Luz e oferece benefícios através de máquina instalada no Buriti Shopping Mogi Guaçu


A cidade de Mogi Guaçu acaba de receber seu primeiro ponto do Projeto Vale Luz da empresa Neoenergia Elektro. A iniciativa tem como objetivo incentivar o uso racional dos recursos naturais e minimizar os impactos negativos causados pelos resíduos no meio ambiente, estimulando o descarte adequado de resíduos sólidos e oferecendo descontos na fatura de energia elétrica ou a possibilidade de doações para entidades assistenciais cadastradas.


O ponto do Projeto Vale Luz foi instalado na Praça de Alimentação do Buriti Shopping Mogi Guaçu, e consiste em uma Retorna Machine, uma máquina de venda reversa que coleta embalagens pós-consumo e dá como retorno ao depositante diversos benefícios. A cada descarte, o usuário recebe uma pontuação, que pode ser transformada em desconto na própria conta de luz ou revertida em doações para as entidades assistenciais.


Para receber a pontuação, o material descartado deve estar higienizado e constar o código de barras legível, que é lido pela máquina para contabilizar os pontos. Cada usuário cadastrado no Programa de Fidelidade Triciclo pode descartar até 25 embalagens por dia para converter o desconto na conta de energia. Se houver um descarte superior a esse número, o material será recolhido e reciclado, mas não contabilizará a pontuação.


O usuário que depositar 10 latas de alumínio ou 15 garrafas PET em qualquer uma das máquinas receberá sua pontuação, que poderá ser resgatada por R$ 1 de desconto na conta de luz ou revertidos em doações para as entidades assistenciais cadastradas no projeto. Qualquer pessoa pode fazer a troca dos resíduos sólidos, mesmo aquelas que moram em áreas que não são atendidas pela Neoenergia. Nesse caso, elas terão a opção de doar a pontuação para uma das entidades assistenciais cadastradas pelo programa.


A Neoenergia Elektro já instalou cinco pontos do projeto Vale Luz nas cidades atendidas pela concessionária no estado de São Paulo e prevê ter 20 máquinas até o final do ano. O projeto é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da empresa.


Embalagens e valores


A Retorna Machine aceita diferentes tipos de embalagens de materiais e algumas possuem um valor diferente. Confira abaixo os valores de tricoins por tipos de material:


Embalagens de alumínio de até 2,5 litros, com exceção de lácteos possuem o valor de 15 tricoins. Embalagens de plástico PET, aço e PP e PE (Polipropileno e Polietileno) de até 2,5 litros, com exceção de lácteos possuem o valor de 10 tricoins. E embalagens de longa vida de até 2,5 litros, com exceção de lácteos possuem o valor de 5 tricoins.

0 comentário
bottom of page