Dia dos Pais: restaurantes projetam aumento nas vendas e reforçam estratégias para atrair famílias
- Michelle Monteiro
- 4 de ago.
- 3 min de leitura
Empresários do setor de bares e restaurantes apostam em experiências completas, brindes personalizados e capacitação das equipes para fidelizar clientes na data comemorativa

O Dia dos Pais, celebrado no domingo (10), deve movimentar bares e restaurantes em diversas regiões do país. A expectativa do setor é de crescimento de pelo menos 10% no faturamento em comparação com o ano anterior. Mesmo sendo uma data de menor impacto do que o Dia das Mães ou o Dia dos Namorados, a celebração tem se consolidado como uma oportunidade importante para atrair famílias aos estabelecimentos.
Segundo Marcelo de Moraes, diretor do Sindicato Patronal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São José dos Campos e Região (SINHORES), a principal aposta dos empresários é a criação de ações que envolvam pais e filhos de forma emocional e diferenciada. “Sugerimos sempre que cada estabelecimento faça uma ação para atrair a família — não só os pais, mas também os filhos que querem proporcionar esse momento. Ao invés de cozinhar em casa, a ideia é que tragam o pai para viver uma experiência completa no restaurante”, explica Marcelo.
Entre as estratégias, destacam-se os brindes personalizados para quem faz reserva com antecedência, atrações especiais e ambientação temática. Mas, para além dos detalhes promocionais, a atenção à qualidade do atendimento é o que pode realmente fazer a diferença.
“Além dos brindes, é fundamental treinar a equipe para oferecer um atendimento com excelência. Desde a entrada até a sobremesa, tudo precisa estar bem alinhado. Um garçom preparado, que saiba sugerir um vinho ou harmonizar um prato, agrega valor à experiência e fideliza o cliente”, destaca o diretor.
Apesar do otimismo em torno da data, o setor segue enfrentando dificuldades para manter o equilíbrio financeiro, em especial após os impactos da pandemia e diante da alta constante nos custos operacionais.
“A situação ainda é muito delicada. Muitos estabelecimentos fecharam as portas e outros seguem lutando para se recuperar. Os produtos aumentam quase todos os meses e, mesmo assim, nem sempre é possível repassar esses custos ao cliente. Se o preço fica alto demais, o público diminui. É uma equação difícil”, aponta Marcelo.
Ele também chama atenção para a carga tributária, considerada elevada e desproporcional à realidade de muitos pequenos empresários do setor.‘’Pagamos impostos altos, temos que manter qualidade e atendimento, e ainda competir com margens apertadas. Se não houver equilíbrio nesse ecossistema, muitos não conseguem manter as portas abertas. Precisamos de um olhar mais atento por parte do governo.”
Para Marcelo, mais do que uma data comemorativa, o Dia dos Pais é uma chance de fortalecer vínculos com o público, atrair novos clientes e construir uma imagem de excelência. “Cada detalhe importa. Quando o restaurante oferece algo memorável, quem veio comemorar uma vez volta outras tantas.”
SINHORES
Com 40 anos de atuação, o Sindicato dos hotéis, restaurantes, bares e similares de São José dos Campos e região (SINHORES) tem como missão representar o segmento na área de hospedagem e alimentação, além de fortalecer ações que gerem novos negócios no setor, contribuindo tanto para o desenvolvimento das empresas atendidas como para a economia das 18 cidades que abrange.
O Sindicato Patronal oferece serviços como assessoria jurídica, qualificação profissional, banco de empregos, parcerias com empresas de diversos setores da economia, além de viabilizar a participação em congressos, feiras e palestras com o objetivo de possibilitar o desenvolvimento profissional e pessoal dos seus contribuintes. Para mais informações acesse: www.sinhores.com.br
Comentários