top of page

Entenda o papel do ‘Novo RH’ na busca da alta performance de seus colaboradores

Empresas criam estratégias para atração, retenção e desenvolvimento de profissionais


O mundo corporativo está em constante evolução. Em busca da alta performance e o desenvolvimento de seus colaboradores, as empresas foram ‘obrigadas’ a reformularem seus processos de gestão de pessoas, deixando para trás o papel do ‘velho RH’ e assumindo um novo formato de Recursos Humanos.


A mudança de comportamento das empresas e também dos profissionais registrada nos últimos anos gerou novos desafios no mercado de trabalho. Essa dinâmica natural atingiu quase todos os setores no país. No passado, o RH desempenhava um papel de cuidar dos funcionários como um assistente social e, em muitos casos, como psicólogo.


“O RH não estava preocupado com o desempenho e o desenvolvimento do profissional. Era um departamento para recrutar, com burocracia e foco no assistencialismo. Esse cenário mudou bruscamente nos últimos anos dando espaço para o novo RH”, disse a mentora de carreira e liderança da POP RH, Carol Ribeiro Guerra.

Especializada em gestão de pessoas e administração pelo INPG Business School, Carol também se aprimorou como analista comportamental DISC pela Atools e coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching. “Hoje, a gestão do RH é baseada para o desenvolvimento de performance, que está relacionada com a produtividade e a evolução do profissional, causando impacto nas empresas. Esse é o novo Recursos Humanos, que incentiva e contribui para a promoção de um ambiente corporativo, onde o colaborador consegue desenvolver suas habilidades e técnicas”, afirmou.


Segundo a mentora, as empresas aproveitaram esse movimento como estratégia para desenvolver talentos, atrair e reter profissionais, considerado um dos grandes desafios das organizações. “As pequenas e médias empresas, que já entenderam esse cenário, mas não tem um departamento de RH estruturadopodem recorrer à POP RH para a terceirização dos processos de Recursos Humanos e demandas pontuais como: implantação de pesquisa de clima, avaliação de desempenho e programas para o desenvolvimento de liderança, entre outras frentes”, finalizou. POP RH

Criada em 2021, a POP RH é uma empresa especializada em Recursos Humanos e oferece soluções para pequenas e médias empresas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Entre os produtos e serviços estão a elaboração de estratégias para atração, retenção e desenvolvimento de talentos, avaliação de desempenho, aplicação e análise de pesquisa de clima, implantação de programas para o desenvolvimento de líderes nas empresas, BPO de RH (Business Process Outsourcing) e planos para o desenvolvimento de carreiras. A POP RH também presta assessoria para a elaboração de currículos, posicionamento no LinkedIn, orientação profissional, dicas e simulação de entrevista de emprego, preparação para o retorno ao mercado de trabalho e mentoria de carreira.

0 comentário
bottom of page