top of page

Pesquisa mostra que oito em cada dez brasileiros se preocupam com o futuro, mas maioria enfrenta desafios no planejamento financeiro

  • Foto do escritor: Michelle Monteiro
    Michelle Monteiro
  • 7 de jul.
  • 2 min de leitura

Dificuldades para economizar e gerar renda suficiente para poupar estão entre os maiores desafios

ree

 

Uma pesquisa encomendada pelo Instituto Datafolha à Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi) revela que 84% dos brasileiros desejam planejar melhor suas finanças. Apesar disso, 45% enfrentam dificuldades para reduzir despesas e economizar, e 42% têm dificuldade em gerar renda suficiente para poupar ao longo do ano. Para reverter esse cenário e garantir mais segurança e tranquilidade no futuro, investir em educação financeira e adotar hábitos consistentes de economia são estratégias fundamentais.

 

De acordo com o assessor de investimentos da WFlow, Claudiner Sanches Junior, várias razões podem explicar por que os brasileiros enfrentam tantas dificuldades para poupar dinheiro. “Entre os principais estão a renda limitada, os gastos imprevistos, o endividamento, os juros elevados, a cultura voltada para o consumo, a falta de educação financeira, além da inflação e do alto custo de vida”, explica.

 

Entre os erros mais comuns de quem tenta realizar um planejamento financeiro por conta própria estão a falta de metas claras, o orçamento pouco detalhado, o descuido com despesas variáveis e supérfluas, além do hábito de poupar apenas o que sobra no final do mês. “O problema é que muitas pessoas também se limitam ao controle passivo das finanças, sem buscar conhecimento ou orientação adequada. Além disso, esperam resultados imediatos e acabam negligenciando prioridades importantes, como o pagamento de dívidas com juros elevados”, destaca o profissional.

 

Segundo ele, mudar esse cenário é possível, porém é necessário ter disciplina e educação financeira contínua. “Algumas estratégias práticas podem ajudar, como realizar um orçamento detalhado, priorizar gastos essenciais, estabelecer metas de poupança, cortar custos desnecessários, negociar descontos e estabelecer hábitos de consumo consciente. Implementar essas estratégias exige disciplina e paciência, mas, com tempo e consistência, é possível melhorar a saúde financeira e formar uma reserva de emergência”, comenta. 

 

Júnior destaca que contar com um suporte profissional aliado a uma estratégia de longo prazo pode promover ainda mais segurança financeira e contribuir para uma vida mais tranquila e com menos preocupações em relação ao futuro.

 

“Uma assessoria financeira ajuda a identificar as melhores opções de investimento, controlar riscos, diversificar a carteira e adaptar estratégias às suas metas e perfil de risco. Investimentos bem planejados e diversificados aumentam as chances de acumular patrimônio ao longo do tempo, aproveitando tendências de mercado, juros compostos e oportunidades de rentabilidade. Uma estratégia de longo prazo e o acompanhamento com profissionais ajudam também a minimizar os impactos de oscilações de mercado, crises econômicas ou mudanças na legislação financeira”, conclui o especialista.

 

Intitulada "Percepção dos Brasileiros sobre Proteção e Planejamento", a pesquisa entrevistou 1.929 participantes maiores de 18 anos, de todas as classes sociais e regiões do país. Para mais informações, acesse: www.fenaprevi.org.br/publicacoes/pesquisa-fena-previ-datafolha.

 

WFLOW

 

A WFlow atua nos segmentos de Alta Renda, Private e Pessoa Jurídica. O grupo possui dois prêmios de melhor assessor de investimentos, além dos selos de eficiência em renda fixa, renda variável e satisfação de atendimento (NPS).  A empresa possui filiais em São Paulo, Jundiaí, Piracicaba, Belo Horizonte, São José do Rio Preto e Primavera do Leste. Para saber mais informações, entre em contato com a WFlow pelo telefone (11) 3044-1199 ou acesse o site: www.wflowinvest.com.br.  

 

 

 
 
 

Comentários


bottom of page